99 produtoras propõe documentários para edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

setembro 6, 2011

Com 99 projetos inscritos, o primeiro ano do edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro já é considerado um sucesso. Do lançamento do projeto, em 11 de julho, até o encerramento das inscrições, em 26 de agosto, os produtores tiveram 45 dias para preparar suas propostas.

O edital foi amplamente divulgado por diversos veículos de comunicação e tivemos 16 mil acessos de todas as regiões do país no site http://www.memoriadoesporte.org.br desde o lançamento.

“Para nós, é uma demonstração de que as produtoras independentes estão preocupadas em resgatar e preservar a história olímpica de nosso país e irão colaborar para o desenvolvimento de um acervo audiovisual, bem como, difundir e divulgar o esporte”, afirma Daniela Greeb, presidente do Instituto de Políticas Relacionais (IPR), que coordena o projeto. O edital é uma parceria do IPR com a ESPN Brasil, Petrobras e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Cerca de 60% dos projetos vieram de São Paulo e 27% do Rio de Janeiro. Mas, como ressalta o jornalista José Trajano, diretor dos canais ESPN Brasil, “também vieram propostas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco e Distrito Federal. Produtoras do Brasil inteiro participaram”.

Após o recebimento das inscrições, os projetos tiveram sua  documentação analisada na fase de habilitação preliminar e 96 (veja lista abaixo) foram habilitados para a fase seguinte do edital, onde serão avaliados por uma Comissão Técnica de Seleção. Desta etapa sairão 18 finalistas classificados, que serão convocados para o pitching, onde farão uma defesa oral de seu projeto.

Depois desse processo, as equipes dos nove documentários vitoriosos participarão de oficinas sobre captação de áudio, edição de áudio e vídeo e roteiro, que contribuirão para a execução do filme. Cada produtora receberá até R$ 230.000,00 para desenvolver seu projeto. A versão final deverá ser entregue em maio de 2012.

Os documentários serão exibidos na ESPN Brasil e em uma TV Aberta, ainda a ser divulgada.

Além dos documentários, um longa especial de 52 minutos será dirigido por Ugo Giorgetti, convidado especialmente pelo Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

Saiba mais em www.memoriadoesporte.org.br ou pelo email comunicacao@relacionais.org.br

Relação de Inscrições do Concurso nº001/2011 “Memória do Esporte Olímpico Brasileiro” (em Excel)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: