Festival Europalia

outubro 3, 2011

Ministra Ana e presidenta Dilma abrem dia 4 megaevento em cinco países e focado no Brasil

A ministra da Cultura Ana de Hollanda e a presidenta Dilma Rousseff abrem no próximo dia 4 o maior festival de cultura da Europa, e um dos principais do mundo, o Europalia, que homenageia o Brasil neste ano.

O Festival Europalia é realizado a cada dois anos na Bélgica, com extensão da programação para os países vizinhos (França, Alemanha, Países Baixos e Luxemburgo). Celebra a herança cultural de um país convidado. Como país tema do festival, o Brasil e a arte e pensamento nacionais estarão presentes em mais de 500 eventos culturais, entre apresentações de grupos musicais, de artes cênicas, de filmes brasileiros, além da realização de eventos literários e exposições de artes visuais. A participação no Europalia será a principal ação do governo brasileiro para a promoção da Cultura nacional no exterior, em 2011.

A programação cultural do Festival é organizada pelo Ministério da Cultura (MinC), com investimento de cerca de R$ 30 milhões. Os recursos foram alocados no orçamento próprio do ministério e com incentivos da Renúncia Fiscal, tendo o patrocínio de grandes grupos empresariais brasileiros. Também apoiam o evento parceiros institucionais como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Embaixada do Brasil em Bruxelas, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Cinemateca Brasileira, entre outros.

Programação

O Europalia.Brasil – Arte e Cultura Brasileiras na Europa prevê 20 exposições em 15 museus e espaços culturais de referência; 130 shows com 45 músicos ou grupos brasileiros; 40 apresentações de nove grupos teatrais; 60 apresentações de 11 grupos de dança, 80 palestras e conferências nas áreas de literatura, ciências sociais, artes, arquitetura, design e audiovisual; mostras retrospectivas do cinema brasileiro e programação audiovisual complementar aos eventos; mesa-redonda Brasil-União Européia de artistas e autoridades da cultura; e itinerâncias complementares dos grupos convidados no continente europeu.

Dentre as principais atrações do Festival estão, na área de dança, a apresentação do Projeto Especial Índios – Mehinaku Kayapo e o Grupo Corpo; na área de artes visuais, os destaques são a mostra Brazil.Brasil, que integrará a abertura oficial do Festival e a Art in Brazil, que retrata o país de 1950 a 2011; em literatura, o Brasil terá nas mesas de debates escritores como João Ubaldo Ribeiro e Arnaldo Antunes; na música, o Brasil será representado por nomes como Martn’alia, Egberto Gismonti and Orquestra de Sopros Pro Arte, Nana Vasconcelos e o Grupo Uakti, dentre outros; no teatro, o Brasil terá apresentações de grupos como Giramundo Teatro de Bonecos e a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades; e no circo, a atração ficará por conta da Intrépida Trupe.

Coordenação

Para coordenar o projeto do Brasil foi criado um comissariado brasileiro presidido pelo secretário de Políticas Culturais do MinC, Sérgio Mamberti. O comissariado, integrado por representantes do MinC e do Ministério das Relações Exteriores, tem a função de organizar o programa das distintas áreas e curadoria. Além de Adriano de Aquino, como curador-geral, a área de Música terá curadoria de Benjamin Taubkin; de Teatro e Dança, de João Carlos Couto; de Literatura e Conferências, de Flora Süssekind; e de Audiovisual, da Cinemateca Brasileira.

Histórico

O Europalia, realizado desde 1969, já homenageou 18 países em suas 22 edições, com média de um milhão de visitantes. Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram as nações convidadas. São previstos mais de dois milhões de visitantes nesta edição voltada ao Brasil.

(Texto: Patricia Saldanha e Heli Espíndola,Ascom/MinC)
(Fotos – na sequência: Marina França e Marília Felippe; Macello Dantas e Intrepida Troupe)

Confira aqui a programação do Festival.

* A programação está sujeita a alterações.

 

Fonte: MinC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: