Discovery quer intensificar produção local

novembro 17, 2011

Em um movimento que já havia sido anunciado no início do ano, executivos da área de produção internacional da Discovery estão visitando a América Latina em busca de projetos e contatos com produtores locais.

Segundo Luis Silberwasser, VP sênior de planejamento estratégico internacional do grupo, a Discovery historicamente investiu na distribuição global de produções norte-americanas, mas hoje a tendêndia é que os canais tenham cada vez mais um equilíbrio entre conteúdos internacionais, regionais e locais. “Criamos a divisão internacional porque quando você produz apenas em um país há um risco de se limitar a criatividade. O mundo está se desenvolvendo, as economias crescendo e vemos boas oportunidades”, completou.

Segundo Julian Bellamy, diretor responsável pela produção internacional da Discovery, a ideia é não apenas produzir mais localmente, mas também levar as produções regionais para o resto do mundo. Ele diz que vê um cenário no qual os canais do grupo em todo o mundo exibam produções geradas por exemplo na Ásia ou na América Latina.

“O que buscamos são tanto programas quanto formatos que funcionem bem em todos os territórios”, diz.

A diretora de produção e desenvolvimento para a América Latina, Michela Giorelli, diz que não há modelos fechados para esta produção local, e que o canal pode tanto bancar uma produção quanto buscar coproduções regionais. “Estamos tentando também fazer parcerias com a TV aberta”, conta. Outra intenção da programadora é prospectar produtores fora do eixo Rio-SP, especialmente no Sul do país.

Não há também formatos pré-definidos. “Somos orientados pela criatividade. Quem tiver uma boa ideia, pode trazer”, diz Bellamy. “Sempre trabalhamos os grandes temas do canal, como ciêcia e tecnologia. Nos interessam os grandes personagens, quem encontrar um bom talento pode trazer para nós e ajudaremos a desenvolver algo”, diz Michela.

Brasil

O Brasil é visto como mercado prioritário dentro dessa estratégia, dizem os executivos, pelo tamanho do mercado e pelo crescimento da TV paga. A Discovery vem produzindo um número recorde de horas no país. Michela citou as novas temporadas de “Peixonauta”, da TV Pinguim, para o Discovery Kids, de “Viver para Contar”, feita com a Conspiração e a nova “Águias da Cidade”, produzida com a MIxer, que acompanhou durante 40 dias as equipes de atendimento de ocorrências por helicóptero em São Paulo.

 

André Mermelstein
Fonte: Tela Viva

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: