Publicado decreto que determina a Cota de Tela de 2012

janeiro 12, 2012

Mecanismo valoriza a produção nacional e estimula a competitividade da indústria cinematográfica brasileira

Foi publicado no Diário Oficial da União dia 22 de dezembro o Decreto 7647/2011, que determina o número de dias e a diversidade mínima de títulos brasileiros a serem exibidos nas salas de cinema do país em 2012 – a Cota de Tela.

A Cota de Tela é um instrumento regulatório adotado em diversos países para promover o aumento da competitividade e a sustentabilidade da indústria cinematográfica nacional. No Brasil, a “reserva de dias” foi estabelecida pela primeira vez na década de 1930.

Em 2012, dependendo do número de salas de exibição do complexo, os cinemas terão que cumprir uma Cota de Tela mínima entre 28 e 63 dias por sala e exibir no mínimo entre 3 e 14 filmes nacionais diferentes. Para complexos de 6 e 7 salas, a obrigação será de 63 dias por cada sala e no mínimo 8 e 9 títulos no complexo.

Os números da Cota de Tela para o próximo ano foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos elaborados pela ANCINE após a realização dereunião com representantes dos setores de produção, distribuição e exibição da indústria cinematográfica. Nesta reunião a opinião predominante apontou para os benefícios de manter o patamar da cota de tela para 2012 no que já foi praticado no ano de 2011.

Os requisitos e condições de validade para o cumprimento da Cota de Tela são disciplinados pelaInstrução Normativa 88 da ANCINE.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: