Fantaspoa recebe inscrições até 15 de março

fevereiro 15, 2012

8ª edição do festival acontece de 4 a 20 de maio de 2012

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Fantaspoa (Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre), que será realizado na capital do Rio Grande Sul de 4 a 20 de maio de 2012. O festival se propõe a ser um fórum multimídia de discussão cultural e a promover o cinema brasileiro, e possui uma mostra competitiva de curta e longa-metragem. As inscrições vão até o dia 15 de março de 2012.

O comitê de seleção do festival aceitará inscrições de filmes que tenham sido concluídos após o dia 1º de janeiro de 2009 e se enquadrem nas categorias de filmes dos gêneros horror, bizarro, thriller, ficção científica e fantasia.  Os curtas-metragens devem ter no máximo 25 minutos de duração, e os longas-metragens um mínimo de 50 minutos. Além de serem exibidos no festival, os diretores cujos filmes forem selecionados levarão para casa um troféu do festival.  Os interessados em enviar suas obras para a mostra competitiva devem enviar os filmes em mídia Blu-Ray ou DVD para o endereço que consta no regulamento do Fantaspoa.

O Fantaspoa surgiu em 2005, com 15 filmes exibidos em seis dias para um público de 800 pessoas. No ano seguinte, 20 longas e 12 curtas no mesmo número de dias para 1.500 pessoas, e em 2007 foram recebidos filmes de mais de 30 países diferentes, que foram assistidos por mais de 2.800 pessoas. O festival já contou com a presença de diretores internacionais como Alexander Adolph (alemão ganhador duas vezes do prêmio Adolf Grimme Award, o mais prestigiado da televisão de seu país) e Clay Liford (norte-americano autor de três filmes que já foram exibidas em festivais como o Sundance e o texano SXSW), entre outros.

Em 2011foram entregues 24 prêmios entre obras nacionais e internacionais nas categorias de melhor curta, efeitos especiais, animação, melhor atore melhor atriz, além de outros prêmios menos ortodoxos como “banho de sangue” e “rainha do grito”, entregues aos filmes mais violentos e à atriz que mais grita durante um filme, respectivamente. O longa-metragem escolhido pelo público em 2011 foi “Tudo Sobre a Maldade”, do norte-americano Joshua Grannell, que já havia sido exibido no Festival Internacional de Cinema de São Francisco e posteriormente figuraria entre as atrações do Festival de Cinema de Los Angeles.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: