Programa Mercosur Audiovisual

fevereiro 15, 2012

Inscrições de propostas para a Rede de Salas Digitais vão até 24/2

Trinta salas brasileiras de cinema digital serão selecionadas pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) para concorrer à licitação internacional no âmbito do eixo 3 do Programa MERCOSUR Audiovisual – Redes de Salas Digitais (RSD). Após a seleção dos espaços, uma equipe técnica do programa irá eleger as dez salas que irão compor a rede.

Ao lado das salas brasileiras, serão definidas também dez salas argentinas e cinco no Paraguai e mais cinco no Uruguai, totalizando assim 30 espaços. O programa é composto além do fomento a Rede Mercosul de Exibição, de mais quatro eixos temáticos: Legislação Audiovisual, Formação e Capacitação, Preservação e Observatório Mercosul Audiovisual.

Para participar da RSD não é necessário ter muita experiência, nem pagamento de licenças para funcionamento. Além disso, a participação apresenta outras vantagens como: sala conectada em rede usando internet em acesso remoto, simplificando o trabalho da equipe da cabine de projeção; os conteúdos vão chegar via internet, em definição full HD, diretamente ao servidor digital de playout e estarão criptografados a fim de evitar pirataria; garantia de conteúdo para o ano todo; ideal para educação a distância, oficinas de capacitação, conferências internacionais etc.; estreia simultânea em todas as salas que fazem parte da rede; tecnologia preparada para recepção por satélite e catálogo online atualizado constantemente e notificações via e-mail das novidades.

Os interessados em inscrever salas de cinema no processo de seleção deverão encaminhar o formulário preenchido, até o dia 24 de fevereiro, para o e-mail sav.internacional@cultura.gov.br. Com isso, a Secretaria do Audiovisual também pretende identificar, mapear e diagnosticar um conjunto de salas de cinema com vocação cultural que tenha funcionamento sustentável. De acordo com o cronograma do projeto, todos os espaços deverão estar em funcionamento no primeiro semestre de 2013.

Para participar da seleção os proponentes deverão contar com um espaço que disponha de no mínimo 64 assentos fixos; projetor com qualidade Full HD e resolução mínima de 1920×1080 pixels. O projetor não precisa ser de uso exclusivo da sala; player Digital (Playout Server); espaço isolado do público (cabine de projeção) para instalar o sistema de projeção, de som e computador (server de playout), que deverá estar refrigerado entre 16 e 21° Celsius;  sistema de som 5.1; rede elétrica estabilizada e conexão a Internet com banda larga.

Integração Audiovisual

Com o objetivo de que os cidadãos tenham mais acesso aos conteúdos audiovisuais produzidos na região, por intermédio de uma série de ações coordenadas a fim de promover a complementaridade das indústrias cinematográficas, facilitar a circulação inter-regional e ampliar a capacidade técnica, o Programa Mercosur Audiovisual foi criado por acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia para beneficiar os quatro países-membro (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

O programa visa, além da criação das RSD, a realização de estudos comparativos sobre a legislação e a cadeia de valor do setor audiovisual nos países do bloco. O Programa atua também na preservação, restauração, digitalização e divulgação do patrimônio audiovisual dos países-membros.

(Texto: Marcos Agostinho – Ascom/MinC)

Deixe um comentário