Festival do Novo Cinema Latino-americano de Havana abre inscrições para mostras competitivas

março 26, 2012

Encontro em Cuba possui categorias para filmes latino-americanos, mas não descarta produções de outros lugares do mundo

As inscrições para mostras competitivas do Festival do Novo Cinema Latino-americano de Havana vão até o dia 31 de agosto de 2012. As categorias competitivas do Festival são divididas em Ficção, Documentário, Animação, Roteiro Inédito e Pôster. A categoria Ficção se divide em três mostras competitivas:  longas-metragens; média e curtas-metragens; e primeira obra, especial para diretores que estão em processo de lançar o primeiro longa.

As categorias que trabalham com produções já lançadas precisam ser legendadas em espanhol. Para Roteiro Inédito, é necessário que o autor seja de algum país latino-americano ou do Caribe e retenha os direitos do roteiro, que por sua vez deve ser original e escrito em espanhol.  A categoria Pôster aceitará inscrições qualquer espécie de trabalho sobre uma obra audiovisual feito para uso comercial ou promocional, com design e formato livres.

Um júri especializado irá deliberar e premiar com o troféu Coral os três melhores longas-metragens; o melhor curta ou média-metragem; e o melhor filme de ficção de um estrangeiro feito sobre uma questão latino-americana. Os três melhores filmes e a melhor direção de arte de diretores estreantes e os três melhores documentários também serão agraciados com o troféu Coral, assim como as três melhores animações, o melhor roteiro original não produzido e o melhor pôster. Um prêmio especial e menções honrosas poderão também ser dadas em qualquer categoria pelo júri especializado. Os filmes escolhidos pelo público receberão também um troféu Coral.

Especialistas da indústria cinematográfica da América Latina entregarão prêmios adicionais como o FIPRESCI, entregue pela Associação Internacional de Críticos Cinematográficos; o prêmio SIGNIS que será dado pela Associação Católica Mundial pela Comunicação; Prêmio de Distribuição na América Latina, cuja responsabilidade é da Amazonia Filmes; e o troféu TeleSur, entregue pelo canal venezuelano homônimo. Até a data do festival, mais uma série de outras premiações conhecidas como Prêmios Colaterais, entregues por entidades latino-americanas e internacionais parceiras da produção do festival, serão anunciados.

O Festival de Cinema Latino-americano de Havana terá, além das mostras competitivas, showcases, workshops, seminários e mostras não competitivas como o Panorama Contemporâneo do Cinema Mundial e a exibição de documentários. O evento contará também com Fórum Internacional da Infância e o Universo Audiovisual, voltado para crianças, que paralelamente dará ao filme escolhido pelo júri o prêmio Garibato. O encontro também terá o Setor da Indústria, que possui uma mostra competitiva paralela ao festival, cujo Prêmio de Pós-Produção ALBA Cultural “Nossa Primeira Cópia Americana” será entregue ao vencedor.

O Festival de Cinema Latinoamericano de Havana está na sua 34ª edição, e acontece de 4 a 14 de dezembro em Havana, Cuba. Para saber participar das mostras competitivas, basta saber mais acessando o regulamento online.

 

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: