Festival Internacional de Cinema de San Sebastián recebe inscrições

abril 12, 2012

Evento acontece no País Basco entre 21 e 29 de setembro; filmes podem ser inscritos até 16 de julho

Estão abertas até 16 de julho as inscrições para o 60º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que acontece de 21 a 29 de setembro no País Basco. Os filmes apresentados serão escolhidos pelo Comitê do Festival, composto pelo diretor do evento e por profissionais do cinema. Além da Seleção Oficial, haverá mostras paralelas.

Para participar da Seleção Oficial,os filmes devem ter duração maior que 60 minutoseprecisam ter sido produzidos, no máximo, até um ano antes da data do evento, além de apresentar legendas em espanhol, francês ou inglês. Os formatos aceitos para a Selecção Oficial são 35mm e DCP.

Filmes produzidos fora da Espanha não serão aceitos se tiverem sido exibidos em outros festivais competitivos, antes ou durante o Festival de San Sebastián, com exceção dos filmes que tenham participado em competições nacionais de festivais em seus países de produção. Mais informações na página oficial do evento.

A Seleção Oficial premia os filmes com o Concha de Ouro para melhor filme, Concha de Prata para melhor diretor, ator e atriz, Prêmio do Júri para melhor fotografia e melhor roteiro. Em anos anteriores foram premiados com o Concha de Ouro filmes como ‘Los pasos dobles’, do diretor catalão Isaki Lacuesta, em 2011; “Neds”, do inglês Peter Mulan, em 2010 e “City of Life and Death”, do chinês Lu Chuan, em 2009.

Para o Festival de San Sebastián, a Ancine concede apoio do tipo A aos filmes brasileiros que forem selecionados,o que inclui concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme. O Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais existe desde dezembro de 2006 e auxilia com serviços e recursos financeiros os filmes nacionais selecionados para festivais internacionais. Em 2011, o programa apoiou 73 obras, entre curtas, médias e longas-metragens. Para 2012, a ANCINE incluiu nove outros festivais em programa: filmes brasileiros podem ir a até 77 eventos no mundo inteiro. Os apoios concedidos a cada filme se diferenciam em função da categoria da mostra para a qual o filme for convidado.

As solicitações de informações e apoio devem ser enviadas por e-mail para programa.apoio@ancine.gov.br. O convite oficial enviado pelo festival em questão deverá ser anexado ao e-mail. As regras para a concessão dos apoios estão no Regulamento do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: