Inscrições abertas para o Festival Internacional de Veneza

maio 2, 2012

ANCINE pode conceder apoio a diretores e produtoras que tenham obras selecionadas para o evento

O Festival Internacional de Veneza, um dos mais conhecidos festivais de cinema na Europa junto ao festival de Cannes, está com inscrições para seleção abertas.  Em 2012 o evento chega à sua 69ªedição e conta com uma série de mostras competitivas, além de uma programação paralela. O Festival de Veneza aceita apenas filmes inéditos produzidos após 15 de setembro de 2011, que nunca participaram de outros festivais e nem foram exibidos internacionalmente, seja em salas de cinema ou na internet. Os filmes devem apresentar legendas em inglês. O prazo para inscrição dos filmes é 21 de junho de 2012. Para se inscrever nas mostras oficiais é necessário ficar a par do regulamento e preencher a ficha de inscrição.

A principal mostra competitiva, Venezia 69, consiste em até 20 longas-metragens em caráter de estreia mundial apresentados ao público. Um júri de personalidades do mundo cinematográfico e cultural escolherá o melhor filme, que será premiado com um Leão de Ouro, e o melhor diretor, que receberá um Leão de Prata. O melhor ator e atriz receberão o troféu Coppa Volpi, nomeado em homenagem ao criador do Festival de Veneza. Os melhores ator e atriz estreantes recebem o prêmio Marcelo Mastroianni. As categorias técnicas também competem por um troféu e o júri pode entregar prêmios especiais de acordo com as necessidades do festival.

Junto à Venezia 69, uma mostra não-competitiva exibe longas-metragens considerados os mais importantes do ano pela curadoria, normalmente obras de diretores bem-sucedidos em edições passadas do festival. A mostra é também reservada para estreias mundiais, mas abre exceções para filmes que tenham sido exibidos apenas em seus países de origem.

A mostra competitiva Horizontes se destaca por exibir filmes que buscam inovar dentro dos padrões estabelecidos pela indústria cinematográfica, normalmente filmes independentes que têm dificuldade em se caracterizar dentro de gêneros ou tendências. Trabalhos de diretores estreantes também têm o seu espaço na mostra, que se divide nas seções para longas-metragens e curtas-metragens. Um júri especializado premiará o melhor filme das duas categorias com um troféu. A melhor obra de estreia de todas as mostras do festival, oficiais ou paralelas, receberá US$ 100 mil como incentivo e o troféu Luigi de Laurentiis, cujo nome é uma homenagem a um famoso produtor italiano falecido em 1992.

Em 2011, “Girimunho”, de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, e “Histórias que só Existem Quando Lembradas”, de Julia Murat, foram os filmes brasileiros que concorreram na mostra Horizontes.

Paralelamente ao festival, ocorre a mostra competitiva Jornada dos Autores, que está de inscrições abertas até 6 de julho de 2012. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o endereço indicado no regulamento. A Jornada dos Autores possui as mesmas características das mostras oficiais, mas aceita também médias-metragens. A premiação para países fora da Europa se restringe à possibilidade de ganhar o troféu Luigi de Larentiis.

A ANCINE apoia diretores e produtores que desejem enviar filmes para as mostras oficiais e paralelas do Festival Internacional de Veneza. O apoio para o festival se configura como apoio tipo A, ou seja, concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para a promoção do filme. Para saber mais sobre o apoio da ANCINE, basta acessar o link.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: