Cinesul 2012: 33 dos 68 filmes na mostra competitiva são brasileiros

maio 21, 2012

Festival acontece entre 12 e 24 de junho no Rio de Janeiro e traz produções latino-americanas e da Península Ibérica

O 19º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – acontece entre 12 e 24 de junho na cidade do Rio de Janeiro e traz produções recentes de toda a América Latina, Espanha e Portugal.

São 68 filmes selecionados para as mostras competitivas de longas, médias e curtas-metragens. Dos selecionados, 33 são brasileiros e 35 internacionais.

Foram 16 longas-metragens escolhidos, que competirão nas categorias ficção e documentário. O Brasil aparece com três obras: a ficção “Cru”, de Jimi Figueiredo, e os documentários “Carta para o futuro”, de Renato Martins, e “Iván – De volta para o passado”, de Guto Pasko. A coprodução Argentina-Brasil apresenta o longa de ficção “La Sublevacion”, de Raphael Aguinaga.

Na categoria de médias e curtas-metragens, são 52 obras escolhidas e os brasileiros são maioria, com 15 documentários e 13 ficções.

Além das competições, a edição desse ano apresenta 11 mostras temáticas: “Arte Cinesul”, “Bossas Musicais”, “Cinema ao Pé da Letra”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental”, “Cinesul Criança”, “Cinesul Fantástico”, “Cinesul Viagens e Fronteiras”, “Foco Espanha”, “Palcos e Telas” e “Romance Latino”. Variada, a programação conta com produções sobre música, mestres da literatura, mudanças climáticas, universo infantil, fatos sobrenaturais, cinema e teatro, encontros amorosos e outros.

O festival tem entrada gratuita e acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e Instituto Cervantes.

Veja a lista dos filmes selecionados para a competição na página oficial do Cinesul.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: