REcine 2012, Festival Internacional de Cinema de Arquivo, recebe inscrições

maio 25, 2012

Evento acontece entre os dias 5 e 9 de novembro no Rio de Janeiro; tema deste ano será o Humor no Cinema

Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para a Mostra Competitiva do REcine 2012, que acontece entre os dias 5 e 9 de novembro, no Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. A 11ª edição do festival terá como tema o Humor no Cinema.

A Mostra Competitiva do REcine irá divulgar filmes de ficção e documentários construídos com imagens de arquivos, estimulando o uso de imagens custodiadas em instituições arquivísticas para novas produções audiovisuais, com a perspectiva de refletir sobre guarda e preservação de imagens em movimento.

A Mostra Competitiva do REcine aceita inscrições de curtas, médias e longas-metragens finalizados entre 2009 e 2012, de temática livre, desde que utilizem, no mínimo, 40% de imagens (fotos, filmes, cartas, mapas) e sons de acervos públicos e/ou privados em suas produções. Os filmes serão submetidos a uma comissão de seleção que avaliará a qualidade técnica e estética, originalidade, pesquisa e relevância do tema abordado.

O júri oficial e o júri popular escolhem os vencedores, que são anunciados na noite de encerramento do festival.

Os filmes devem ser enviados pelo correio, em formato DVD, juntamente com a ficha de inscrição preenchida e assinada, para análise da Comissão de Seleção de Filmes para Mostra Competitiva do REcine.

Os filmes concorrem nas categorias melhor filme de longa/média-metragem, segundo o júri popular; melhor filme de longa/média-metragem; melhor direção de longa/média-metragem; melhor filme de curta-metragem, segundo o júri popular; melhor filme de curta-metragem; melhor direção de curta-metragem; melhor roteiro; melhor edição de imagem; melhor contribuição à linguagem cinematográfica; melhor concepção sonora e melhor pesquisa.

Em 2011 foram premiados filmes como “Hollywood no Cerrado”, de Armando Bulcão e Tânia Montoro, com o Prêmio de Melhor Pesquisa; “Santoscópio Dumontagem”, de Carlos Adriano, com o Prêmio de Melhor Contribuição à Linguagem Cinematográfica; “Angeli 24 horas”,de Beth Formaggini, com o Prêmio de Melhor Edição de imagens e “La Febre del Fare”, de Michelle Mellara e Alessandro Rossi, com o Prêmio Especial do Júri.

Mais informações na página oficial do evento.

Fonte: ANCINE

Uma resposta to “REcine 2012, Festival Internacional de Cinema de Arquivo, recebe inscrições”

  1. Armando Bulcão said

    Grato mais uma vez pela grata lembrança do Hollywood no Cerrado. Solicito apenas que reveja a grafia. “Cerrado” e não “Serrado”. Irei verificar a fonte, mas quando possa, por gentileza, corrija. Desejo a todos o melhor deste excelente e indispensável festival. Atenciosamente
    Armando Bulcão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: