Edital para produção de curtas-metragens

junho 29, 2012

Projeto pretende resgatar a memória do esporte olímpico brasileiro

Brasília – O Instituto de Políticas Relacionais (IPR), em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), lançou na segunda-feira (25), a 2ª edição do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

O evento ocorreu na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O projeto vai financiar a produção de nove curtas-metragens, por meio de seleção pública de âmbito nacional.

A iniciativa conta com apoio da Lei Rouanet, e é uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do MinC, Petrobrás, ESPN Brasil, Cinemateca Brasileira e o Instituto de Políticas Relacionais.

Desta vez o futebol não foi contemplado. O edital prevê que os curtas sejam direcionados aos personagens, técnicos, atletas e equipes que de algum modo vão disputar ou que já participaram das olimpíadas.

A diretora de comunicação do Instituto de Políticas Relacionais (IPR), Vanessa Labigalini, disse que “a intenção é que este acervo de memórias dos desportistas brasileiros chegue às escolas publicas e, quem sabe, em emissoras de TV abertas”.

“De certo modo é uma forma de inclusão social, através das histórias do esporte, mostrar a conquista de Servílio Oliveira, um ícone do boxe brasileiro, certamente vai alavancar outros personagens de vida semelhantes a do campeão”, destaca.

Com mais de R$ 2 milhões em recursos, o edital de seleção pública vai destinar R$ 230 mil para cada uma das nove produções.

Cadastro na Ancine

Os documentários devem ter a duração de 26 minutos. Outra obrigação é que as produtoras candidatas estejam cadastradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A seleção será composta de duas etapas: após a inscrição, serão escolhidas as propostas consideradas mais pertinentes ao edital, que depois concorrerão entre si em uma sessão de argumentos.

A definição será feita por uma banca de notáveis na área. Após, as equipes dos nove documentários finalistas participarão de oficinas de captação de áudio, imagem, roteiro e edição, para a execução do filme.

As inscrições estão abertas desde o dia 26/06, e vão até o dia 24 de setembro de 2012. Só podem ser feitas no site do projeto.

Confira o edital de seleção.
Veja o site do projeto.

(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: