Abertas as inscrições para o 38º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva

julho 13, 2012

Longas e curtas-metragens podem participar do evento, que acontece entre 19 e 24 de novembro

Estão abertas até 15 de setembro as inscrições para seleção de filmes da 38ª edição do Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, a ser realizada entre 19 e 24 de novembro na cidade espanhola.

Para participar, os filmes devem ter sido finalizados antes de setembro de 2011 e ser inéditos em circuito comercial. São aceitos curtas-metragens (duração máxima de 30 minutos) e longas-metragens (duração mínima de 60 minutos), que não tenham participado de outro festival espanhol. Filmes produzidos em língua diferente do espanhol devem conter legendas. O concorrente terá sua inscrição completada após enviar a ficha de inscrição à organização do festival, juntamente com a cópia da obra (em formato DVD). A data limite para o recebimento do material é 15 de setembro.

O festival se divide em duas mostras competitivas: Seção Oficial de Longas-Metragens e Seção Oficial de Curtas-Metragens. Além destas, há a Seção para Longas e Curtas-metragens fora de Concurso; Seções Informativas “Prêmio Cidade de Huelva”; e Seções Monográficas e Ciclos Informativos – que incluem obras de reconhecido nível cinematográfico, agrupadas por nações, temáticas, escolas ou outros critérios definidos pela organização.

Longas-metragens participantes da Seção Oficial concorrem aos prêmios: Colón de Ouro ao Melhor Longa-Metragem (mais o prêmio no valor de 20 mil euros); Colón de Prata à Melhor Direção; Colón de Prata ao Melhor Ator; Colón de Prata à Melhor Atriz; Colón de Prata à Melhor Fotografia; e Colón de Prata ao Melhor Roteiro (original ou adaptado). O Júri pode, ainda, conceder os prêmios: Caravela de Prata, destinado a realizadores estreantes; e Prêmio Especial do Júri. Além destes, há o Prêmio do Público, oferecido ao longa-metragem escolhido pelo voto popular. Ao curta-metragem vencedor da Seção Oficial, será entregue o Prêmio Melhor Curta-Metragem, acrescido ao valor de 1,5 mil euros.

A seleção dos filmes participantes será feita através da Organização do Festival e seu Comitê de Seleção. A lista dos escolhidos será divulgada até 12 de outubro.

Na edição passada, foram inscritas 571 produções, provenientes de 23 países. Como ocorre tradicionalmente, Espanha, México, Argentina e Brasil apresentaram o maior número de obras cinematográficas. O Colón de Ouro foi entregue aos brasileiros Beto Brant e Renato Ciasca, pelo filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”. Dentre os outros vencedores, estão “El gato desaparece” (Argentina); “Karen llora em um bus” (Colômbia); “Violeta foi para o céu” (Chile/Argentina/Brasil); “Juan y Eva” (Argentina); “Todos Tus Mortos” (Colômbia); “Aquí entre nos” (México); “Calle Última” (Paraguai); “Sitios prestados al aire” (México); e “Dinero fácil” (Espanha).

A ANCINE pode conceder apoio aos filmes brasileiros participantes da competição oficial internacional de longas e curtas do 38º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva. Através doPrograma de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais, o apoio ao festival se dá no tipo A, com a concessão de cópia legendada, envio de cópia e auxílio financeiro para promoção do filme.

Para mais informações, acesse a página oficial do 38º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: