Festival Internacional de Cinema de Gijón recebe inscrições até 14 de setembro

agosto 8, 2012

Mostras competitivas, ciclos e retrospectivas temáticas compõem a programação do evento, que acontece na Espanha

A convocatória para a seleção de filmes da 50ª edição do Festival Internacional de Cinema de Gijón, que acontece de 16 a 24 de novembro na cidade espanhola, está aberta até 14 de setembro – com exceção da categoria “Enfants Terribles”, cujos realizadores interessados devem fazer a inscrição antes de 24 de agosto.

Para as quatro seções que fazem parte da programação, são aceitas obras produzidas a partir de 2011, que não tenham sido exibidas comercialmente e sejam inéditas na Espanha.

Na Seleção Oficial, podem concorrer longas (duração superior a 60 minutos) e curtas-metragens (duração inferior a 30 minutos). A seção “Rellumes” é um complemento da Seleção Oficial, destinada a filmes com duração superior a 45 minutos, de autores consagrados ou iniciantes. A seção “Enfants Terribles” é composta por longas-metragens com temática dedicada a crianças e jovens e é a única que tem prazo de inscrição diferente das demais – com prazo em 24 de agosto. Na seção “AnimaFICX”, longas e curtas-metragens podem ser inscritos.

A programação conta ainda com mostras, ciclos e retrospectivas, com abordagens específicas. A mostra “Llendes” seleciona filmes que tenham as fronteiras entre a ficção e a não-ficção diluídas. Em “Gêneros Mutantes”, são selecionados longas-metragens que estejam entre o limite dos gêneros – e transitando por eles. Na a mostra “Esbilla” estão os filmes – documentários e fictícios – que se adequam a linha de programação do evento. Em “Noite do curta espanhol” está a seleção de alguns dos melhores curtas-metragens produzidos em 2012.

Os filmes selecionados concorrem a prêmios oferecidos pelo Júri Internacional: Prêmio “Principado de Astúrias” ao Melhor Longa-Metragem (com o acréscimo de 25 mil euros), Prêmio Melhor Diretor, Prêmio Melhor Atriz, Prêmio Melhor Ator, Prêmio Melhor Roteiro, Prêmio Gil Parrondo a Melhor Direção Artística e Prêmio Especial do Jurado. O Júri Jovem também concede prêmios, a partir de suas escolhas: Prêmio do Júri Jovem ao Melhor Longa-Metragem (com o acréscimo de 12 mil euros) e Prêmio do Júri Jovem ao Melhor Curta-Metragem (com o acréscimo de 3 mil euros). A escolha do Júri Popular decide a entrega do Prêmio “Enfants Terribles” (com o acréscimo de 10 mil euros) e do Prêmio Seção “Rellumes” (com o acréscimo de 6 mil euros). Um jurado específico, formado por profissionais do setor cinematográfico e da cultura, decide sobre os vencedores entres os curtas-metragens e entrega os prêmios: Prêmio “Principado de Astúrias” ao Melhor Curta-metragem (com o acréscimo de 6 mil euros); Prêmio ao Melhor Diretor; Prêmio a Melhor Atriz; Prêmio ao Melhor Ator; Prêmio ao Melhor Roteiro; Prêmio a Melhor Direção Artística. O vencedor do Prêmio “AnimaFICX”, também escolhido por um jurado específico, recebe o valor de 15 mil euros.

Para mais informações, acesse a página oficial do 50º Festival Internacional de Cinema de Gijón ou mande e-mail para info@gijonfilmfestival.com.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: