Brasileiros premiados no 16º Festival de Cinema de Lima

agosto 15, 2012

Produções brasileiras receberam o Troféu Spondylus em quatro categorias, mais uma menção honrosa

16° Festival de Cinema de Lima aconteceu entre 3 e 11 de agosto em vários cinemas e centros culturais da cidade peruana, e contou com mais de 250 mil espectadores e 300 filmes projetados. O cinema brasileiro teve destaque, tanto nas mostras competitivas quanto nas sessões paralelas.

“Histórias que Só Existem quando Lembradas”, de Julia Murat, recebeu do júri o Troféu Spondylus de Melhor Filme, além de U$ 5 mil entregues pelo banco peruano BBVA Continental. A obra também recebeu o prêmio de melhor filme da Associação Peruana de Comunicadores (APC). O Troféu Spondylus de Melhor Ator foi entregue a Rodrigo Santoro por seu papel em “Heleno”, de José Henrique Fonseca, enquanto a chilena Francisca Gavilán foi escolhida a melhor atriz pela sua participação na coprodução entre Argentina, Brasil e Chile “Violeta foi ao Céu”, dirigida por Andres Wood.

Outra coprodução, desta vez entre Brasil, Colômbia e França, “La Playa D.C.”, de Juan Andrés Arango, recebeu o prêmio de Melhor Primeira Obra, além de U$ 5 mil entregues pela companhia de bebidas belga Stella Artois. “Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios”, de Beto Brant, recebeu menção honrosa na categoria Melhor Fotografia.

O Troféu Spondylus de Melhor Roteiro Original foi entregue a Laura Santullo, pela produção uruguaia “La Demora”, de Rodrigo Pia. “Post Tenebras Lux”, do mexicano Carlos Reygadas, recebeu o prêmio de Melhor Direção. O colombiano “La Sirga”, de William Vega, recebeu o Prêmio Especial do Júri, e “Cuates de Australia”, do mexicano Everardo Gonzalez, recebeu o Troféu Spondylus de Melhor Documentário.

Para quem mora ou está de passagem pelo Peru, é possível acompanhar mais um pouco do festival na mostra “O que perdi do Festival”, composta por longas-metragens exibidos durante o evento principal, até quarta-feira, 15 de agosto. A programação pode ser conferida aqui.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: