FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil começa dia 24/08

agosto 17, 2012

De agosto a novembro, evento leva seleção de filmes infantojuvenis, oficinas e debates a dez cidades brasileiras

O FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil chega a sua 10ª edição com 450 filmes já exibidos e público total superior a 1,2 milhões de espectadores. Neste ano, a programação inclui 100 filmes de 24 países, que serão exibidos nas salas de cinema da Rede Cinemark, além de oficinas e debates. A mostra começa no Rio de Janeiro e Niterói (de 24 de agosto a 2 de setembro), segue para São Paulo, Campinas e Santos (21 a 30 de setembro), Natal (5 a 14 de outubro), Aracaju e Salvador (19 a 28 de outubro) e termina em Brasília e Belo Horizonte (1 a 11 de novembro).

A mesa de abertura abordará as políticas públicas para o audiovisual infantojuvenil e contará com a presença de Glauber Piva, diretor da ANCINE, Sérgio Sá Leitão, diretor-presidente da RioFilme, e o subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rafael Parente.

Entre os dias 27 e 30 acontece também o Fórum Pensar a Infância, no Rio de Janeiro, que contará com a presença do cineasta Eduardo Goldstein (que estreia seu longa “Corda Bamba” nesta edição do FICI), além dos realizadores Rosane Svartman (“Pluft”) e Guilherme Fiúza (“O menino no espelho”), debatendo sobre o desafio de adaptar para o cinema narrativas consagradas da literatura.

Para os pequenos, além da seleção de filmes, o festival promove diversas atividades especiais, como a sessão “Dublagem ao vivo”, o programa “Pequeno Jornalista” e a sessão “Pequeno Cientista”, onde, após a sessão, as crianças fazem diversas experiências científicas sobre o tema abordado no filme, orientadas por um profissional da área.

Ao final do evento, haverá a sessão especial de entrega do 5º Prêmio Brasil de Cinema Infantil, uma parceria do festival com o Grupo Labocine, que premiará os filmes brasileiros mais votados pelo júri infantil nas categorias Melhor Ficção, Melhor Animação e Melhor Filme da Mostra Teen.

Para saber mais sobre a programação do FICI nas 10 cidades onde o festival acontecerá, acesse osite do evento.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: