Começa o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

agosto 23, 2012

Evento ocupará seis salas de cinema da cidade, entre 23 e 31 de agosto

Entre 23 e 31 de agosto, acontece a 23ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento realizado desde 1990 pela Associação Cultural Kinoforum e conhecido na agenda cultural da cidade de São Paulo por sua programação ampla e diversificada, sempre gratuita.

Neste ano, o festival exibe cerca de 400 produções de vários países, representando a variedade da produção de curtas-metragens no mundo. O evento conta com quatro divisões em seu programa: Mostra InternacionalMostra Latino-Americana,Programas Brasileiros e Programas Especiais.

Serão oito dias de festival, ocupando seis salas de cinema e centros culturais espalhados pela cidade. Nas mostras, há filmes inéditos e outros já exibidos em festivais relevantes, como “O duplo“, de Juliana Rojas, que participou da Semana da Crítica em Cannes (onde ganhou menção honrosa) e está na Mostra Brasil e na sessão especial programada pela equipe da Semana da Crítica. Outro destaque, “A galinha que burlou o sistema“, de Quico Meirelles, premiado no 17°FBCU e já confirmado em diversos festivais internacionais, como o Festival de Montréal ou o Biarritz Alérique Latine, será exibido no Panorama Paulista.

Entre os destaques da programação internacional está o filme “Sessiz/Be Deng”, de L. Rezan Yesilbas, da Turquia, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2012. Na programação latino-americana, o festival exibirá pela primeira vez um filme de Trinidad & Tobago, “Vira-lata”, de Christopher Guiness. Este ano o festival apresentará também dois programas especiais inéditos: “Por uns minutos a mais”, composto por três filmes que ultrapassam a duração de um curta-metragem; e “Homofobia – Os outros também somos nós”, com seis obras que discutem a sexualidade e o preconceito.

Outra novidade nesse ano é a Cine-Cicletada, evento que une ciclismo, cinema e conta com uma sessão open-air e uma festa. O encontro começa na Praça do Ciclista, esquina da Av. Paulista com a Rua Consolação, às 20h da sexta-feira 24.

Os filmes exibidos nas mostras competitivas do festival concorrem a uma série de prêmios entregues por empresas como Canal Brasil e TV Cultura, além do Prêmio Itamaraty para o Curta-Metragem Brasileiro, cujo vencedor será anunciado ao final do evento. A programação do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, com locais de exibição e horários, pode ser encontrada aqui.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: