Conheça os vencedores da 40ª edição do Festival de Gramado

agosto 23, 2012

Cerimônia de premiação aconteceu sábado, 18 de agosto, no Palácio dos Festivais

Sábado, dia 18 de agosto, aconteceu a cerimônia de premiação do 40º Festival de Gramado. A cerimônia teve início às 21h25 no Palácio dos Festivais, com um vídeo que relembrava alguns momentos históricos dos 40 anos do evento. Ao longo da noite foram revelados os vencedores das mostras competitivas, nas categorias Longa nacional, Longas estrangeiro e Curta nacional.

O vencedor do Kikito, troféu tradicional do Festival de Gramado, na categoria de longa-metragem brasileiro, foi o filme “Colegas“, do paulista Marcelo Galvão. Os três protagonistas da obra, Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg, receberam também o Prêmio Especial do Júri. O filme venceu também na categoria Melhor Direção de Arte.

O público, entretanto, deu o prêmio de Melhor Filme Júri Popular para “O som ao redor“, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que recebeu também o prêmio de Melhor Diretor e Melhor Desenho de Som. “Jorge Mautner: o filho do holocausto” de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, foi o vencedor das categorias de Melhor Fotografia, Montagem e Roteiro. Os prêmios desta categoria foram entregues pela atriz Daniela Escobar e pelo jornalista e cineasta Arnaldo Jabor.

“O Som ao Redor” foi escolhido o Melhor Longa Brasileiro pelo Júri da Crítica, enquanto o Melhor Curta-Metragem foi “Menino do Cinco“, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, que também ganhou o Prêmio Canal Brasil e os prêmios em quatro categorias dentro da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens: Melhor Filme, Melhor Filme segundo o júri popular, Melhor Ator e Melhor Roteiro.

Outro curta-metragem que se destacou foi “Casa Afogada“, de Gilson Vargas, que recebeu os prêmios de Melhor Desenho de Som, Melhor Direção de Arte,  Melhor Fotografia e Melhor Diretor.

O vencedor na categoria Longa-metragem Estrangeiro, de acordo com o júri de críticos, foi “Artigas, la Redota“, do uruguaio radicado no Brasil César Charlone. Charlone e sua equipe também venceram nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Ator e Melhor Diretor, além de menções honrosas em Direção de Arte e Trilha Sonora. O cubano Eduardo Del Llano Rodríguez recebeu o prêmio de Melhor Roteiro por “Vinci“.

Para conferir a lista completa dos vencedores em cada categoria, acesse o site do festival.

 

Fonte: ANCINE

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: