Inscrições unificadas para as edições 2013 das Mostras de Cinema de Tiradentes e Ouro Preto

outubro 2, 2012

Prazo para inscrições vai até o dia 31 de outubro. Mostras fazem parte do programa Cinema Sem Fronteiras

As edições 2013 da Mostra de Cinema de Tiradentes (18 a 23 de janeiro) e CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (data prevista para 12 a 17 de junho) estão com inscrições abertas abertas: a inscrição é única para os dois eventos, é gratuita, e pode ser realizada até o dia 31 de outubro no site daUniverso Produção. A Mostra de Cinema de Tiradentes, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e a Mostra Cine BH fazem parte doCinema Sem Fronteiras, programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras anuais que a Universo Produção realiza em Minas Gerais.

Os realizadores que optarem pela inscrição nos dois eventos devem estar cientes de que os seus filmes passarão por processos de seleção distintos. Cada mostra nomeará sua própria comissão de seleção. Poderão participar dos dois eventos longas-metragens a partir de 60 minutos e curtas-metragens de até 25 minutos, sendo que a CineOp também aceitará médias-metragens. Verifique no regulamento as condições para inscrição.

Os filmes independentes selecionados para a Mostra Aurora, que compõe a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes, também concorrem ao VIII Concurso Itamaraty do Cinema Brasileiro. O concurso visa estimular a produção independente nacional, promovendo exibições no circuito internacional. O vencedor levará um prêmio de 50 mil reais.

Mostra de Cinema de Tiradentes é considerada um dos maiores eventos do cinema brasileiro contemporâneo, que busca refletir, anualmente, o que há de mais promissor na nova cinematografia brasileira. A programação é inteiramente gratuita e inclui exibição de filmes brasileiros, pré-estreias e homenagens. Além disso, conta com debates, encontros com críticos e diretores, oficinas, seminários, mostra infantil e atrações artísticas. Boa parte da programação é realizada em praça pública.

Já a Mostra CineOp tem uma proposta diferenciada no circuito de festivais do Brasil, tendo sido idealizada para ser instrumento tanto de desenvolvimento como de fomento à preservação, incentivando a história e memória da cinematografia brasileira. Seu foco é no cinema como patrimônio, sem perder de vista o diálogo com o cinema recente. A programação também é gratuita e promove homenagens, exibição de filmes brasileiros, oficinas, debates, seminários, mostra infantil, sessões cine-escola, atrações artísticas e a realização do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros.

As listas das obras audiovisuais selecionadas para as mostras Tiradentes e Ouro Preto serão divulgadas, respectivamente, até o dia 10 de janeiro e até o dia 1ª de junho de 2013 nos sites dos eventos.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: