“Febre do Rato”, de Cláudio Assis, é o indicado brasileiro ao Prêmio Goya

outubro 5, 2012

Pela primeira vez, na história do prêmio, o Brasil é convocado a indicar oficialmente um filme nacional

O Prêmio Goya, outorgado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha aos destaques de cada ano naquele país, terá sua 27ª edição em fevereiro de 2013. Esta é a primeira edição em que o Brasil indica oficialmente um filme para o prêmio na categoria “Melhor Filme Ibero-americano” – e o postulante brasileiro a uma das vagas na competição, conforme anunciado ontem (dia 03/10), é “Febre do Rato”, do diretor Cláudio Assis.

O filme conta a história do encontro de Zizo, poeta anarquista e editor do jornal independente “Febre do Rato” (cujo nome vem de uma expressão popular na cidade do Recife, que descreve “alguém fora de controle”), com a jovem Eneida. Para a comissão de seleção, o filme foi escolhido dentre tantos outros de excelente qualidade não apenas por seus méritos técnicos e artísticos, mas também por ser o que melhor representa uma cinematografia ao mesmo tempo profundamente brasileira e de alto impacto estético.

Participaram da comissão de seleção: Ailton Franco, indicado pelo Fórum dos Festivais; João Batista Nunes Neto, por indicação da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (ABRACCINE); João Roni Jardim Garcia, por indicação da ANCINE; Orlando Senna, indicado pelo Ministério das Relações Exteriores; e Silvia Rabello, indicada pela Academia Brasileira de Cinema.

A lista de filmes selecionados pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha para concorrer ao prêmio Goya na categoria Melhor Filme Ibero-americano será anunciada no Festival de Cinema de Huelva, que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, na cidade espanhola.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: