FESTin, em Portugal, abre inscrições para mostras competitivas

outubro 10, 2012

Festival, que acontece em abril de 2013, é dedicado a produções em língua portuguesa

Estão abertas, até o dia 31 de dezembro, as inscrições para a Seleção Oficial Competitiva de Cinema de Expressão Portuguesa doFESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Podem ser inscritos curtas e longas-metragens.

O FESTin foi criado em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura audiovisual dos membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, num ambiente de intercâmbio e cooperação. O festival, que chega agora à 4a edição, será realizado no Cinema São Jorge, em Lisboa (Portugal), entre os dias 3 e 10 de abril de 2013.

Para participar das mostras competitivas, o candidato deve enviar duas cópias do filme em DVD, material promocional e a ficha de inscriçãopreenchida para o endereço disponível na página do regulamento. As produções devem ser, exclusivamente, em língua portuguesa, e finalizadas entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012.

Cada categoria (longa-metragem e curta-metragem) compete por um prêmio votado por um júri especializado e uma escolha do público. O vencedor de cada competição recebe um troféu NAU, símbolo do festival. Além disso, os filmes selecionados poderão ser exibidos nas edições itinerantes do FESTin, realizadas em cidades do interior de Portugal.

Nesta edição, a Mostra de Cinema Brasileiro, realizada pela fundação Luso-Brasileira,  passa a acontecer dentro da programação do FESTIn. Em 2012, o filme escolhido como melhor longa-metragem foi o brasileiro “Febre do Rato”, de Cláudio Assis. Outras produções nacionais, como “Trampolim do Forte”, de João Rodrigo Matos e “Amor?”, de João Jardim, foram agraciadas com menções honrosas. Na categoria de curta-metragem, os vencedores também foram brasileiros: “Todos os balões vão para o céu”, de Frederico Cabral e “Marcovaldo” de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, levaram para casa o troféu NAU.

Além das mostras competitivas e da Mostra de Cinema Brasileiro, o festival também realizará uma mostra em homenagem ao cinema de Angola, com debates, oficinas e seminários.

Para mais informações, entre em contato com a produção do festival pelo formulário disponível no site.

 

Fonte: ANCINE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: